O Que Acontece Depois do Pregrado?

Depois do pregrado ou 1º ano no caso da Barcelo, você iniciará a tão aguardada carreira. Bom, o que esperar desse 2º ano? A verdade é que talvez seja bem mais duro do que você esperava. Irá descobrir que não existe uma fórmula exata para estudar, afinal, o que serve para uns pode não servir para outros. E de repente irá se deparar que simplesmente nunca aprendeu de fato a estudar. Então por mais que existam mil dicas aqui e ali para estudar anatomia ou histologia você que terá que moldar algo que realmente funcione.As aulas de anatomia (Barcelo) serão duas vezes por semana, uma será teórica e a outra será prática. Tudo sempre irá depender da comissão que você estará inscrito, mas como em qualquer universidade do mundo terá aqueles professores maravilhosos e poderá ter aqueles que não são tão maravilhosos assim. O que fazer¿ Caso sua solicitação de mudar de comissão seja negada (o que é difícil, na maioria das vezes eles aceitam a troca), então você poderá assistir as aulas dos professores que mais lhe agradam em horários que não sejam conflitantes com suas aulas.
Essa atitude de ver aulas dos mais variados professores, agrega muito conhecimento e lhe prepara para as tão temidas provas orais.

Nas aulas teóricas de Anatomia o professor vai trazer um tema que deve ser lido e estudado segundo a bibliografia que será divulgada no primeiro dia de aula, e por mais que muitos lhe digam que não precisa estudar por livros mas que estudar por apuntes(Resumos vendidos em fotocopiadoras) será suficiente, não lhes deem ouvidos. Não estude para uma prova, mas para a vida! O ideal para que você tenha o máximo de aproveitamento será levar o conteúdo lido antes dessa aula. Se possível, grave TODAS as aulas que puder!

As aulas práticas normalmente, virão algumas perguntinhas sobre o assunto dado pelo professor na aula teórica. Esse é o momento de colocar em ação tudo que você estudou sobre o assunto até agora. Cada comissão tem em média 12 a 15 alunos. Então nessa aula haverá uma mesa com os preparados (ossos, músculos, maquetes, etc) onde você, se aproveitar bem, poderá de fato aprender, trocar conhecimentos e questionar. Seja curioso!

Existem os famosos parcialitos que são provas para testar conhecimentos. Depende sempre de cada professor. Geralmente, são 5 perguntas discursivas mas pode variar o formato. Para aprovar você precisa acertar 2 ou tirar um 4. Podem ter de 2 a 3 parcialitos em cada era, por matéria (cada etapa). Se tiver 2 parcialitos você precisa somar 8 pontos, se for 3 somar 12 pontos.

E para que serve isso? Aprovando-os você poderá de fato fazer a prova escrita, ou como chamado aqui, o parcial (1ª Era). Nesse parcial você também deve tirar 4 para poder ter a chance de fazer a prova oral, já que aprovar a prova escrita apenas não lhe garante absolutamente nada. No caso de anatomia serão 30 perguntas objetivas, ou seja, 12 respostas corretas você vai para a fase final que seria a prova oral. Serão 3 Parciais escritos e 3 provas orais por matéria, ou seja, 3 eras. Mas e se não aprovar os parcialitos ou até mesmo os parciais, sejam eles, orais ou escritos? Final do ano você poderá fazer recuperatório de cada era não aprovada.

Por mais que possa parecer muito ruim essa história de parcialitos ou provas o tempo todo, isso é muito bom porque te mantem estudando sempre.

As matérias mais importantes desse segundo ano são: Anatomia e Histologia, Embriologia, Genetica. Depois terão matérias que são complementarias como Atención Primária de la salud, Inglés I, Informática etc.

Histologia, Embriologia e Genética são unificadas. Terá aula um dia para cada matéria, no caso  de histologia, será um dia de aula teórica e um dia de aula prática, onde você irá ver as lâminas histológicas de cada tema que você estudou na aula teórica daquela semana. Os parcialitos são separados de cada uma dessas três matérias, que caso não aprove uma das matérias você automaticamente estará no recuperatório (2017 pelo menos foi assim). Já os parciais escritos tem o formato de 45 perguntas (15 de cada uma das 3 matérias) objetivas e se aprovado terá uma prova oral com as três matérias juntas.

Parece confuso mas depois você aprende. Lembrando que tudo sempre pode mudar, esse ano pode ser dessa maneira e no próximo ano já ser totalmente diferente. Estudar na Argentina, está longe de ser mais “fácil”. Então quando alguém vier com o papo de que é fácil aprovar abra o olho. O que é mais fácil aqui é entrar, mas se formar, é outra história.

É impossível? Absolutamente não. Mas exige muito sacrifício que a maioria não está disposto a pagar. Sabemos que o maior medo que assombra todos são as provas orais, afinal, tudinho em espanhol. Bom, logo daremos dicas de como se preparar para essas provas. Fique ligado.